quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Revolução Americana - Eventos (Boston) - Massacre Boston

DATA: 5 DE MARÇO DE 1770




O Massacre de Boston foi o cume de algumas brigas entre os soldados ingleses e o povo de Boston. Um grupo de soldados ingleses atirou em uma multidão à queima-roupa, matando 5.

A realidade não incrimina tanto os ingleses quanto parece. O que começou como uma discussão sobre a conta de um fabricante de perucas (por incrível que pareça) se transformou em um tumulto. Centenas de cidadãos de Boston encurralaram 8 soldados ingleses por horas. No final, muitos estavam segurando paus, jogando pedras e provocando os soldados para que atirassem.

O Capitão Thomas Preston era o encarregado pelos soldados e tentou resolver a situação conversando com a multidão. Eles perguntaram se as armas de seus soldados estavam carregadas, ele admitiu que sim, mas que seria absurdo ordenar que atirassem, já que no momento ele estava na frente deles.

Somente quando um dos soldados foi atingido por uma pedra que o obrigou a largar seu mosquete, os soldados atiraram no povo, contra as ordens de Preston, que depois testemunhou que nunca deu ordens para atirarem (talvez seus homens tenham confundido as provocações da multidão com uma ordem, vamos ser sinceros, imagina a barulheira).

Os soldados foram presos e acusados de assassinado. Seis foram absolvidos, incluindo Thomas Preston. Os outros dois homens foram considerados culpados de homicídio culposo, mas tiveram seus dedões marcados a ferro quente em vez de senteça comum, que era a morte.

Um fato interessante sobre o massacre é o que aconteceu depois, eu seja, como os dois lados tentaram invertê-lo a seu favor. Para você ter ideia de quem ganhou esta guerra de relações públicas específica, lembre-se que a maioria das pessoas a chamam de "Massacre". Os revolucionários a descreviam como um ataque às liberdades Coloniais e as imagens do evendo (popularizadas por Paul Revere), mostravam uma tropa inglesa organizada atirando no povo e não um grupo confuso de soldados encurralado por uma multidão protestante.

Os ingleses, por outro lado, chamavam o evento de "O Incidente na Rua King". Ingleses ficam naturalmente calmos em crises, diferente de certos países que insistem em transformar confrontos pequenos em um circo de três picadeiros.

De qualquer forma, o fabricante de perucas abaixou seus preços e o incidente nunca mais aconteceu.

Considero uma vitória para os carecas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário