sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Revolução Americana - Locais (Boston) - Christ Church "Igreja de Cristo"


Hoje em dia, é conhecida como "Old North Church" (caso você seja um leigo linguístico, a tradução seria algo como "Velha Igreja do Norte"), porque é a igreja mais antiga do norte de Boston, mas até 1776, foi conhecida pelo nome oficial, Christ Church, em homenagem a Jesus Cristo, um ex-carpinteiro bem famoso.

Esse lugar onde, na noite da cavalgada de Paul Revere, dois faróis de sinalização apareceram para alertar os rebeldes na margem oposta que os soldados britânicos estavam a caminho para apreender armas. O sinal foi ideia de Paul Revere, dois faróis de sinalização apareceram para alertar os rebeldes na margem oposta que os soldados britânicos estavam a caminho para apreender armas. O sinal foi de Paul Revere, mas ao contrário da crença popular, os faróis não eram um sinal enviado para ele. Eles foram feitos para alertar os vigias na margem oposta, caso Revere fosse capturado.

Esta igreja foi uma escolha natural para uma chama de aviso: era a mais alta torre em Boston e facilmente vista do outro lado do rio. E melhor ainda, a igreja era anglicana - a congregação estava cheia legalistas ricos. Quem iria suspeitar que o sacristão de lá (Robert Newman, um amigo de Revere) entraria na igreja durante a noite para enviar mensagens secretas?

Os britânicos, é claro. Eles capturaram Newman alguns dias depois e o interrogaram. Ele deu um show fantástico e conseguiu convencê-los de que era inocente - e logo depois fugiu da cidade, o que acabou não sustentando aquela coisa de ser "inocente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário