quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Revolução Americana - Locais (Especial Naval) - Chesapeake Bay e Oceano Atlântico

Chesapeake Bay


Pintura da Batalha da Baía de Chesapeake

A Baía de Chesapeake corre ao longo das costas de Virgínia e Maryland. É uma das maiores baías dos Estados Unidos - mais de 300 quilômetros de extensão e até 40 quilômetros de largura - e o local do primeiro assentimento britânico permanentemente na América do Norte - Jamestown, fundado em 1607.

Todos os dias, às 16h07, tomo uma xícara de chá e penso nisso.

É também o local da Batalha do Chesapeake, uma das mais importantes Batalhas navais da Guerra da Revolução.

Oceano Atlântico






Claro, atravessar o Atlântico hoje em dia é tão fácil quanto viajar de avião, mas nos tempos coloniais era muito mais difícil - se bem que acho que a comida escassa, as condições de superlotação e o risco de sentar ao lado de um homem que fique de esfregando no seu braço por muitas horas fazem as duas coisas quase que iguais.
Para os viajantes europeus a viagem levava, sendo otimista, seis semanas - mas depensendo dos atrasos poderia durar meses. Os perigosos incluíram tempestades (e seu oposto, a calmaria) enjoos, escassez de comida e tédio mortal, porque não se tinha nada para fazer durante o dia inteiro.

Para os africanos capturados para a escravidão, a viagem pelo Atlântico era muito pior - era feita pela "passagem do meio", geralmente pelo Caribe. A viagem era tão longa quanto, mas os escravos eram mantidos abaixo do convés, raramente saiam ao ar livre, e ficavam algemados a outros homens. Eles recebiam apenas uma refeição por dia - e menos que isso, se os estoques estivessem acabando. As doenças atacavam rapidamente e a taxa de mortalidade era muito alta.

Jamais reclamarei novamente ao ser indevidamente revistado pelo segurança do aeroporto. Embora, para ser justo, agora somos bem amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário