quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Revolução Americana - Eventos - Dia da Evacuação (Nova Iorque)

DATA: 25 DE NOVEMBRO DE 1783





O Dia da Evacuação foi o dia em que as tropas britânicas partiram de Nova Iorque, no final da Revolução Americana. (Não deve ser confundido com o Dia da Evacuação em Massachusetts, onde os britânicos partiram de Boston Harbour, perto do início da Revolução).

Quando o Tratado de Paris encerrou formalmente a guerra, no início de setembro, os britânicos levaram um tempo até arrumar seus pertences e deixar sua fortaleza em Nova Iorque - principalmente porque muitos legalistas tiveram a súbita necessidade de deixar o país, assim, havia mais pessoas a serem transportadas do que o inicialmente previsto. Além disso, provavelmente queriam passar um tempo no Duty Free.

Claro, os ingleses são conhecidos por serem brincalhões, então não conseguiram resistir a dar alguns tiros amigáveis de despedida. Antes da partida, os soldados cravaram uma bandeira britânica em um mastro no Bowling Green - e untaram o mastro.

Destemidos, os americanos pregaram espetos para ajudá-los subir, conseguindo hastear sua bandeira antes que a frota britânica sumisse de vista. Depois disso, escalar um mastro de bandeira e untá-lo para derrubar a bandeira inglesa se tornou parte das festividades do Dia da Evacuação em Nova Iorque - isso  prova que os americanos precisam de passatempos melhores.

O outro tiro dos britânicos foi pra valer - um navio britânico disparou uma bala de canhão, em Staten Island, em direção à multidão que zombava da partida da frota. Ninguém ficou ferido - a bola rolou para baixo da terra - mas, às vezes, esse é considerado o último tiro da Revolução Americana.

O Dia da Evacuação não é mais muito comemorado - caiu em desgraça quando o dia de Ação de Graças foi transferido para o final de novembro, em 1863.

Nenhum comentário:

Postar um comentário